O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Inclusão social dos portadores de necessidades especias.

É possível afirmar que desde a antiguidade os portadores de deficiência sofrem por dificuldades para se inserirem na sociedade, visto que a exclusão social em consonância da falta de acessibilidade ainda é uma problemática no Brasil.
Primeiramente, nota-se que a representatividade, dos deficientes tanto físicos quanto mentais ,é ruim na sociedade. Isso ocorre devido o preconceito existente, desde os tempos mais antigos, na qual muitas famílias brasileiras deixavam familiares com alguma deficiência em quartos isolados na casa, por conseguinte isolando de qualquer atividade social. Além de muitos empregos e instituições de ensino não estarem preparados para recebe-los. Dessa forma, a quantidade de portadores de necessidade especiais desempregados e sem o ensino médio completo é alto no país.
Ademais, a pouca acessibilidade, nos meios públicos , dificulta a inclusão dos portadores no Brasil. Isso é consequência da falta de investimento nos locais públicos, como a falta de rampas nas calçadas , ônibus personalizados para cadeirantes , banheiros adaptados e entre outros. Essa falta ocorre, principalmente em bairros periféricos , cidades pequenas e médias. Assim, muitos deles optam em ficar em casa, dificultando ainda mais essa problemática.
Diante dos argumentos apresentados, medidas são necessários para resolver tal impasse. Sendo assim, o governo deve fazer parceria com empresas privadas para criar um aplicativo gratuito, para a população denunciar locais privados ou públicos que não dão condições a portadores, por conseguinte punindo essas instituições e dando de exemplo para que outras tomem medidas diferentes. E as ONG's financiada pelo governo local disponibilizar grupos nas regiões mais afetas coma a ausência de acessibilidade para criar projetos práticos e de menor custo possível, a fim e dar condiçoes a mobilização dos deficientes. Assim , caminharemos em passos largos para um país na qual os portadores de necessidades especias não tenham dificuldades para exercerem seus direitos e das liberdades fundamentais como cidadães.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!