O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Com o processo de industrialização global o número de lixo produzido pelos países aumentou, sendo um problema a ser resolvido, por exemplo, a Noruega e a Suécia já utilizam os lixos produzidos para serem queimados em usinas termoelétricas para a produção de energia elétrica. Entretanto, no Brasil, o lixo produzido pela população ainda não possui um descarte correto, sendo parte depositados em aterros sanitário, mas em sua grande maioria não recebem o destino correto. Nesse sentido, convém analisar as principais consequências dessas problemáticas no país.

A população brasileira produz uma grande quantidade de lixo orgânico, materiais plásticos e eletrônico, este último a uma quantidade de 1,2 milhões de toneladas no ano de 2016, correspondendo há 36% de todo os resíduos eletrônicos da América Latina de acordo com site G1. Todos esses acúmulos de resíduos em sua grande parte são depositados em lugares inapropriados como rios, mas principalmente são depositados nas ruas, que em dia de chuva obstruem os bueiros das cidades causando alagamentos, casos que ocorre com frequência nas grandes metrópoles brasileiras.

O descarte inapropriado dos lixos também pode causar problemas ambiental, principalmente no caso dos lixos eletrônicos, pois muitos possuem elementos nocivos, como o chumbo metal, muito prejudicial aos seres vivos. Mas, a reciclagem correta destes resíduos eletrônicos pode ajudar a reduzir o processo de mineração, pois muitos metais contidos nesses aparelhos podem ser reutilizados, como cobre, ouro, e alumínio, este último se reutilizado pode economizar até 7 % de energia se comparado a sua produção pela matéria bruta à bauxita de acordo com o site G1.

Portanto, o Governo deve investir em locais para o depósito correto de lixos orgânicos, mas principalmente para os lixos eletrônicos para reduzir a probabilidade de contaminação por metais tóxicos a saúde das pessoa e animais e criar agentes de fiscalização para diminuir o acumulo de lixos jogados nas ruas. Além disso, a mídia pode por meio de propagandas publicitárias, para explicar à população brasileira sobre os benefícios do descarte correto do lixo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!