O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: "O combate ao comércio ilegal de animais silvestres"

No prelúdio do século XVI, com a colonização portuguesa ao Brasil, aderiu-se a ideia de que nossos recursos naturais são ilimitados. A exploração da nossa matéria prima eram vistas como fontes de renda para a Portugal, por meio da política do mercantilismo. Vê-se, no período vigente, que o problema está intrinsecamente atrelado à realidade brasileira, pela ineficiência das leis e pela dificuldade de fiscalização.
É inegável que a constitucional brasileira e sua aplicabilidade são os principais entraves nessa problemática. Nesse contexto, é possível perceber que a indolência da justiça brasileira acaba servindo de salvo conduto para criminosos, já que as leis são débeis e não propicia uma punição pertinente à magnitude do problema. À vista disso, o reforço para leis mais rígidas, como forma de combate ao comércio ilegal de animais, é uma premência
Segundo dados divulgados pelo IBGE, cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados todos os anos de seu habitat e nicho ecológico. Isso acontece em razão de o Brasil ter uma extensa área de floresta, o que dificulta a fiscalização do contrabando de animais silvestres. Dessa forma, os atos criminosos não só submetem os animais a condições de vida mórbidas, mas ainda contribui para a extinção de várias espécies.
Tendo em vista a ampla abrangência da problemática, vê-se a necessidade do protagonismo do Estado e mídia em conjunto. O Legislativo deve criar leis que punam de forma mais rigorosa os criminosos, tornando esse tipo de crime em hediondo. E, também, o poder público direcionar parte dos seus imposto para criar programas de monitoramento por meio de satélites, que possibilitem a real fiscalização das reservas. E, por fim, a mídia deve cumprir o seu papel de conscientização social por meio de programas de TV e campanhas que visem o descortino da problemática a fim que a população exerça uma conduta participativa através de denúncias onlines ou mesmo ramais telefônicas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!