O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Muçulmanos são violentos. Negros são ignorantes. Asiáticos são sujos. Tais estereótipos pejorativos a grupos minoritários geram conflitos de crença, podendo levar um indivíduo a xenofobia. Dessa forma, é preciso sanar essa problemática.
Já na antiguidade, os romanos subjugavam os povos que dominaram com a imposição de sua cultura considerada por eles como superiores. Na tentativa de extinguir a cultura dos conquistados, eles acabaram por gerar aversão em relação aos estrangeiros. Num mundo globalizado onde há queda dos limites para a circulação de informações, mercadorias e capitais, é contraditório que ainda exista a xenofobia. Esse mal gera a decadência e o empobrecimento do conhecimento humano.
A atual crise econômica e os conflitos no Oriente Médio obrigaram muitos indivíduos a sair do seu país de origem. Segundo dados da ONU, somente em 2015 mais de 63 milhões de pessoas foram deslocadas. E ainda, as crianças representam mais da metade desses refugiados. Os imigrantes são recebidos com desconfiança e aversão. Além da concorrência por posto de trabalho, existem ainda as diferenças culturais que ajudam a gerar tensão e ganham força com os discursos de extrema direita.
Nessa perspectiva, é importante traçar estratégias a fim de sanar a xenofobia. Assim, a comunidade em parceria com as empresas devem promover programas efetivos de assistência e centro de acolhimento aos imigrantes. Neles serão ofertados aulas e cursos de capacitação gratuitos. Além disso, é preciso identificar empresas que possam absorver essa mão de obra. Por fim, a inserção desses indivíduos no mercado de trabalho favorece a autonomia financeira deles.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!