O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Os desafios da saúde pública no Brasil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um estado completo de bem estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Nesse sentido, a saúde pública no Brasil encontra muitos desafios para chegar nessas definições, visto que, a falta de infraestrutura e qualidade do Sistema Único de Saúde(SUS), impedem o alcance de sua finalidade.
Em primeiro lugar, é válido ressaltar, que assim como a OMS , a Constituição Federal garante que todo cidadão tenha direito à saúde. Contudo, os cortes de recursos destinados a essa área refletem na situação vigente do país, em que há falta de médicos em hospitais públicos, medicamentos, estrutura e superlotação, que segundo o Tribunal de Contas da União (TCU) , cerca de 64% dos hospitais estão lotados. Logo, a saúde e o bem estar tão defendidos pelas autoridades estão sendo afetados na sociedade.
É notável, também, que o modelo de tratamento no Brasil não se ajusta a realidade econômica do país, dado que, o sistema curativo possui custos altos para mantimento e muitas vezes não é o modelo mais eficiente. Diferentemente, está a saúde pública de Cuba, um país considerado pouco desenvolvido, mas que possui um dos melhores sistemas de saúde, de acordo com a OMS, pois esse tipo de tratamento se baseia na medicina preventiva, que possui um gasto baixo e mantém a qualidade de vida do indivíduo constante, além de estar estritamente, ligada à pesquisas para o seu desenvolvimento.
Portanto, fica claro, que a saúde pública no Brasil enfrenta desafios para se ajustar as características da OMS e dos direitos da Constituição. Logo, a solução viável é a presença do Governo anulando os cortes públicos , a fim de investir em médicos, medicamentos, hospitais e infraestrutura, que atendam melhor a população, sendo prioridade a saúde pública para o Estado. E, por fim, a adaptação do SUS à realidade econômica dos país , baseando-se no modelo cubano, de forma, que garanta a qualidade e o desenvolvimento da medicina e da saúde do país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!