O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A persistência da violência na sociedade brasileira

Depois de duas Guerras Mundiais a humanidade deveria viver em harmonia e ter aprendido com o passado, mas infelizmente, a violência ainda está impregnada na sociedade. É evidente que o Brasil tem se tornado um local muito perigoso para viver nos últimos anos. Isso se evidencia não só pelo crescente número de assassinatos e o medo gerado na população, mas também por um aumento na criminalidade.
De acordo com o jornal O Globo, a taxa de homicídios cresceu em 20 estados em dez anos. A consequência desse fato é que muitas pessoas possuem medo de sair de casa até para trabalhar e estudar, pois não sabem se vão voltar vivas. Alguns até criaram um toque de recolher, uma vez que é inviável ficar até tarde na rua. Logo, são inocentes que estão sendo prejudicados.
Além disso, a lentidão e a burocracia do sistema punitivo colaboram com a permanência dos crimes. Mesmo que um infrator da lei seja detido, é provável que ele ganhe a liberdade no mesmo dia. Isso acaba gerando uma certa impunidade. Fazendo com que muitos jovens cresçam com a ideia de que o crime compensa, resultando um aumento alarmante na violência.
Para combater a violência na sociedade brasileira, é necessário que o sistema punitivo seja modificado através do Governo Federal visando uma maior eficiência na punição de crimes. Aliado a essa ação, as escolas e as famílias devem ser unir criando palestras e eventos comunitários que tenham como objetivo afastar os jovens da criminalidade e retirar aqueles que já estão nesse ambiente. Outras medidas devem ser tomadas, mas tomando base das ideias do escritor Oscar Wilde chegamos à conclusão que o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!