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É notório que após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil passou por processos desenfreados de urbanização e crescimento das cidades. Contudo, a falta de planejamento resultou na atual dificuldade da mobilidade citadina, causando prejuízos econômico, ambientais e biológicos à população. Nesse contexto, torna-se fundamental analisar as causas e consequências dessa problemática, visando solucioná-la e contribuir para o progresso do país.
No decorrer do governo de Juscelino Kubitschek houve o incentivo a indústria automobilística que somado à mídia, contribuíram para a criação da cultura de ostentação. Ou seja, a visão atual de que os veículos representam ascensão social tem origens na década de 50, ocasionando o excesso de compra deles. Entretanto, isso trouxe impasses para a economia, diminuindo a perda de capital no país, pois já afirmava a Teoria da Administração Científica (Taylorismo) que o objetivo das empresas é o máximo de rendimento sem a perda de tempo. Mas, tem ocorrido o contrário, trabalhadores chegam atrasados por conta do tráfego.
Além disso, essa questão tem causado preocupações aos ambientalistas. Porque como há a predominância de carros e há poucas opções de outros meios de locomoção, a superlotação fica evidente, gerando o aumento de aquisições deles. Aumentando a ocorrência de ilhas de calor nas metrópoles e na mesma proporção a emissão de CO e CO2 que são gases responsáveis pelo aquecimento global. Sob outro ângulo, pode-se notar que a saúde dos indivíduos tem sido prejudicada devido aos acidentes de trânsito e até o aumento do estresse.
Em perspectiva ao abordado, convém que o Ministério das Cidades amplie o desenvolvimento de ciclo faixas nas grandes cidades e busque outras alternativas de modais de transportes a fim de melhorar o fluxo do trânsito. Ademais, é imprescindível que a mídia por meio de campanhas de divulgação e conscientização influencie as massas sociais a optarem por transportes alternativos como as bicicletas ou coletivos, objetivando diminuir a concentração do tráfego. Também, institutos pedagógicos devem elaborar projetos que contemplem um senso de responsabilidade com o meio ambiente, no intuito de colaborar para atenuação do efeito estufa juntamente com alunos e familiares.
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