O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema :O aumento da expectativa de vida como desafio no Brasil

O maior acesso da população brasileira aos avanços médico sanitário, a partir da Segunda Revolução Industrial, elevaram a longevidade no país. No entanto, o aumento dos gastos previdenciário e a dificuldade em conseguir tratamentos pelo Sistema Único de Saúde são algumas das dificuldades enfrentadas por muitos brasileiros acima dos 60.Dessa forma, é necessário analisar como esses desafios podem prejudicar a qualidade de vida dessa população.
Em primeira análise, a redução da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida têm gerado um colapso no sistema previdenciário. Isso ocorre, pois como o país está na terceira fase da transição demográfica, o número de jovens contribuintes é menor que a população senil. Em consequência disso, não há população ativa suficiente para pagar os gastos com os aposentados,então, o governo, diversas vezes, recorrer ao dinheiro arrecadado com os impostos para pagar os benefícios dos aposentados . Com isso, a renda pública que deveria ser investido em outras áreas fica reduzido. Assim, essa crise pode comprometer a estabilidade financeira de muitas famílias e prejudicar outros projetos governamentais.
Outro desafio é o aumento dos gastos com a da saúde. O envelhecimento é um processo natural que faz parte do ciclo da vida, mas para alguns idosos ele não ocorre de modo saudável e deve ser conduzido com o auxílio de medicações e de profissionais especializados. Nesse sentido, o Estatuto do Idoso reforça o direito à saúde assegurado na Constituição de 1988, porém ele ainda é negligenciando pelo Estado, uma vez que a maioria dos hospitais não apresentam atendimento adequando nem oferecem medicamentos. Desse modo, essas medidas protetoras não são suficientes para garantir qualidade de vida a esses necessitados.
Fica evidente, portanto, que o aumento da expectativa de vida no Brasil não garantiu qualidade de vida a diversos idosos. Nesse sentido, é importante que o congresso aprove uma reforma no sistema previdenciário, a fim de assegurar esse direito a todos os aposentados e invista o impostos em projetos que visam adequar o transporte público e a urbanização esse crescente setor da população. Além disso, o Ministerio da Saúde deve facilitar o acesso à saúde, contratar profissionais especializados, e construir novas unidades de saúde são medidas que podem facilitar o atendimento e preservar a saúde. Com essas medidas, será possível garantir envelhecimento digno a todos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!