O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Bullying na sociedade brasileira


O bullying, caracterizado por atitudes agressivas, humilhações racistas e difamatórias, já é considerado um problema de saúde pública no Brasil. Oriundo deste, aconteceu em 2011 o Massacre de Realengo, um assassinato em série que terminou em suicídio. Este tipo de intolerância, que causa isolamento social e é precursor de doenças psicossomáticas, precisa ser combatido.
Segundo a Empresa Brasil de Comunicação, um em cada dez estudantes no país é vítima frequente de bullying, dados de 2017. A escola, além de transmitir conhecimento e disseminar o respeito ao próximo, pode se tornar o pior pesadelo para uma pessoa. A vítima se sente acuada, um fator desestimulante na volta ao âmbito educacional. O afastamento, ligado à problemática em questão, reflete diretamente na queda do rendimento escolar. Sendo assim, de acordo com Paulo Freire, é preciso a perpetuação da ?cultura de paz? dentro das escolas.
De acordo com o filósofo Aristóteles, o Homem é naturalmente um ser social. Isto demonstra que o convívio com os demais indivíduos da sociedade é imprescindível para a manutenção de sua integridade mental. Entretanto, o ato de provocar e ofender, no contexto apresentado, pode desencadear problemas relacionados à debilitação psicológica, como a depressão, a insônia e o suicídio, que o número de casos é crescente no Brasil, por exemplo. Essa realidade precisa de uma maior atenção.
Portanto, para sanar tal conjuntura, é preciso a ação do Suporte Pedagógico e Psicológico Escolar concomitante com a Família, na atenção tanto à vítima quanto ao praticante de bullying. Devem agir como conselheiros e demonstrar segurança. Conversar e escutar atentamente as reclamações e sugestões, bem como criar com os estudantes regras de disciplina para o bom convívio, são medidas que visam a diminuição no número de casos deste problema.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!