O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Durante a 1° fase Modernista, a valorização da linguagem coloquial e regional em suas obras foi um marco, pois serviu para destacar a brasilidade do movimento. Entretanto, atualmente, no Brasil, houve a regressão dessa conquista, uma vez que, o que foi sinônimo de orgulho, hoje se torna motivo de vergonha e exclusão. Devido a isso, é possível inferir que o preconceito linguístico é uma problemática da nossa sociedade.
Em primeiro lugar, é preciso destacar o papel da escola. Segundo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do homem. Essa afirmação se mostra assertiva em decorrência da forma autoritária e impositiva que alguns profissionais da educação corrigem os erros contidos em alguma frase de seus alunos. Isso faz com que ocorra a desinformação generalizada, pois, temendo ser alvo de piadas, o aluno se cala e permanece com dúvida sobre como proferir determinada sentença.
Em segundo lugar, faz-se imprescindível revelar a ridicularização vivida pelos que não seguem a norma culta. Em Jeca Tatu, célebre obra criada por Monteiro Lobato, é mostrado uma pessoa interiorana, que, carrega consigo, características peculiares na sua fala, típicas de sua região. Porém, saindo do plano da obra, muitas vezes a imagem de uma pessoa que não fala de maneira adequada está atrelada a disseminação de esteriótipos que, muitas vezes, parecem ridicularizar o falante, gerando, assim, uma imagem caricata desse.
Dessa forma, é possível inferir que há o preconceito linguístico na sociedade brasileira. A fim de atenuar essa problemática, é imprescindível o engajamento das escolas na orientação correta de seus profissionais e alunos por meio de palestras e debates sobre o assunto, objetivando mostrar o possível erros de ambas as partes na conduta escolar. Além disso, é imprescindível a participação da mídia, por meio da propaganda, findar a imagem de esteriótipos tanto reafirmado por filmes e livros. Apenas assim será possível dar o primeiro passo a fim de reestabelecer os valores previsto pelo Modernismo, que tanto nos caracterizou como um povo brasileiro.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!