O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O desafio da qualidade no sistema carcerário e prisional

O sistema carcerário tem como objetivo a reconciliação, educação, e punição ao delito. Mas se tornou um assunto bastante popular no Brasil por causa de todos seus problemas. Os pontos comentados em abundância são as superlotações e a falta de higiene que propiciam diversas doenças.
Em primeira análise, de acordo com o Ministério da Justiça, de 2000 a 2010 houve um aumento aproximado de 110% de presos. Uma cela fechada que abriga um número maior de pessoas que a sua capacidade, acarreta em problemas como o calo e a falta de ventilação o que conduz a doenças como leptospirose pela infestações de ratos, pneumonia e tuberculose - doenças respiratórias. A falta de espaço faz com que os presos precisem se revesar para dormir.
Outras adversidades são a falta de mobilidade por causa da superlotação, a comida que precisa ser passada de mão em mão ate chegar aos que estão no interior da cela e as precárias estruturas nos banheiros. Situações como estas acabam colaborando com fugas e rebeliões, pois os agentes penitenciários não conseguem ter controle sobre o tamanho do número de presos.
Outro fator característico é a má remuneração dos seguranças, em consequência existem poucos profissionais atundo na área coordenando um elevado número de pessoas.
Destarte, algumas medidas a serem tomadas pelo governo e Ministério da Justiça são promover construções de novas cadeias, espaçamento e reforma de outras, também é fundamental que o preso possa trabalhar e manter sua qualidade de vida - alimentação, higiene, lazer como o esporte. Investir no salário dos agentes penitenciários com intuito de aumentar número de profissionais. Faça-se necessário que o Ministério da Educação junto com a mídia, dedique em palestras educativas em prol de reduzir a criminalidade. Para assim obter uma sociedade com menor índice criminal, um sistema prisional eficiente e altas listas de reintegração social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!