O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA : Violência nas escolas.
Como defendeu o Papa João Paulo II, a violência destrói o que ela pretende defender, a dignidade de vida e a liberdade do ser humano. Neste contexto, a violência nas escolas tem destruído as relações existentes no meio. Diante disso, deve-se analisar como a omissão dos pais e a negligência da escola, influênciam na perpetuação da violência em meio escolar.
Entretanto, o capitalismo comercial em que vivemos na atualidade tem obrigado muitos pais e responsáveis a aumentarem sua carga horária de trabalho ou então a dedicarem o tempo livre com outro meio de obter lucros, o que não permiti que muitas vezes os mesmos participem da educação dos filhos, e por sentirem uma relativa autonomia, as crianças acabam não pensando nas consequências de seus atos e praticam violências como o bullying, o preconceito e a discriminação.
Atrelado a omissão dos pais, a negligência das escolas também provoca violência, ademais, a escola um lugar responsável por grande parte da vida de um indivíduo, tem tido a preocupação apenas em desseminar conteúdos e esquecem de assuntos éticos e sociais. Casos como da professora que foi agredida por um aluno de 15 anos, em Santa Catarina, apenas por pedir que o mesmo colocasse o livro ensima da mesa, tem sido constante, como mostra pesquisas feitas pelo sindicato dis Professores de Ensino Oficial do estado de São Paulo ( APEOSP) em que a violência em escolas estaduais atingem 44% dos 1.400 professores intrevistados.
Torna-se evidente, portanto que a violência nas escolas deve ser combatida. Em razão disso, o início de uma junção entre família e escola colocaria a omissão dos pais em pauta e juntamente ao conselho interdiciplicar, aplicariam meios como a necessidade de mais reuniões com responsáveis, diálogos mais abertos, apoio psicológico as famílias, através da terapia familiar. Além disso, a escola junto ao Ministério da Educação ( MEC ) deveriam disseminar debates e palestras mais dinâmicas abertas a comunidade, afim de conscientizar a valorização do professor e a importância do respeito aoa funcionários e alunos dentro e fora do meio escolar. Assim, ao juntar forças todos podemos combater a violência e tornar um ambiente escolar mais agradável e pode até melhorar o nível em aprendizagem.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!