O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil.
Nos últimos anos, com a Copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, olhos do mundo todo se voltavam para o Brasil e admiravam os espetáculos proporcionados pelas competições esportivas. No entanto, além desses megaeventos, o esporte quando incentivado pode se tornar um meio de suma importância no desenvolvimento ético e social de crianças e adolescentes.
Primeiramente, é valido destacar o seu papel na transmissão de valores e normas essenciais de convivência. Seguindo os ensinamentos do filosofo Immanuel Kant ?o ser humano é aquilo que a educação faz dele?. Com os treinamentos constantes, surge a exigência de certas responsabilidades, muitas vezes não antes presentes na vida do jovem. Compromisso, perseverança e foco, são regras existentes em todas as atividades, e consequentemente, adquiridos por aqueles que já praticaram.
Não pode deixar de ressaltar também, o potencial de estimulo no processo de socialização do individuo. O isolamento social ainda é um fator muito presente na atualidade, mas, por ser um meio de aprendizado mutuo, o desporto junta pessoas de diferentes grupos e faixas etárias incentivando no convívio entre si. Já que, por exemplo, para começar a praticar um novo esporte é preciso da orientação de alguém que já o domine.
Portanto, fica evidente a necessidade de garantir que essa ferramenta de inclusão se torne efetiva em nosso país. Inicialmente, é cabível as escolas, por meio de palestras, debates e conferencias com seus jovens, repassar a importância social do esporte, além de incentivar projetos na disciplina de educação física que busquem integrar os alunos ao meio. O estado pode juntamente com ONGs, a realização de campanhas de ressocialização através do desporto, voltadas á jovens que estejam passando por problemas no meio social em que vivem.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!