O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema : Aborto clandestino no contexto brasileiro

Como diria o filósofo Nicolau Maquiavel ''os fins justificam os meios'' , ou seja , condutas e atitudes tomadas no processo de realização de algo , implicam diretamente em seu resultado . Desta forma , o aborto clandestino ainda é um dilema no Brasil , pois , conforme a afirmações do próprio governo brasileiro , o país possuí como quinta causa de morte materna o aborto clandestino . Sendo assim , necessário analisar os meios que levam a problemática , a fim de solucioná-lo.
Dentre os motivos que levam moças e senhoras a optarem pelo aborto clandestino como apresenta o documentário ''Clandestinas'' são as ameaças de companheiros , condições socioeconômicas desfavoráveis de se ter um filho ,estupro entre outras razões , porém , ao preferir por determinados métodos abortivos como remédios , ervas e introdução de objetos não cirúrgicos no útero , mulheres estão sujeitas a desencadearem sangramentos , infecções permanentes e até mesmo a morte .
No entanto , o problema está longe de ser resolvido , visto que há ausência de métodos seguros e acessíveis á mulheres de todas classes sociais , além do descaso , desprezo e julgamento por ser um ato considerado crime depois de três meses de gestação ( em alguns casos) , situação que consequentemente faz com que muitas gestantes busquem por procedimentos inseguros e ariscados á sua saúde .
Em vista dos fatos elencados , medidas são essenciais para a solução do impasse , como : a Receita Federal separar uma quantia maior dos impostos para melhores recursos cirúrgicos em situações de aborto nos hospitais públicos ,visando que os procedimentos sejam seguros para a mulher . Por fim , como dizia Martin Luther King ''toda hora é hora de fazer o que é certo '', nesse contexto , o Ministério da Saúde poderia investir fortemente em meiosde suporte a este público , tanto físico quanto mental , a fim de preservar seus direitos sociais como assegura a Constuição brasileira, mesmo em casos delicados como o aborto clandestino.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!