O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

?Quem me dera ao menos uma vez, como a mais bela tribo dos mais belos índios não ser atacado por ser inocente?. Em 1986, Renato Russo compunha a música Índios que retratava e ainda retrata a situação dos povos indígenas no Brasil. A falta de respeito com sua cultura, com seus direitos e até mesmo com sua terra são alarmantes. Além da não identificação do índio como cidadão brasileiro. Fica claro que hoje o índio é atacado como foi durante a colonização. Logo, vê-se que é preciso reconhecer os povos indígenas como parte fundamental da identidade cultural brasileira.
Em primeiro lugar, é preciso entender a luta dos povos indígenas. A terra é a principal reivindicação. Infelizmente o número de demarcações de terra vem caindo, porém vemos que a agricultura cresce. E por conta da exploração do espaço, muitos povos indígenas são retirados suas terras com violência, alguns acabam morrendo. Assim, mais uma vez, o índio é excluído da sociedade brasileira.
Além disso, é preciso compreender qual a visão da população com relação ao índio. Ainda hoje, no século XXI não conseguimos compreender o nativo com um igual, tem-se a visão do colonizador no século XVI que acreditava que o índio era um ser inferior por não seguir uma religião, não falar e nem usar roupas como ele. O pensamento ultrapassado dos portugueses perdura até os dias de hoje de tal forma que se aprende na escola mais a história de outros países, mas não se fala sobre as tribos indígenas brasileiras.
Desta forma, fica clara a necessidade de mudanças. Primeiramente as escolas deveriam ensinar os alunos mais sobre a cultura indígena. Além disso, o Estado deve dar a devida importância a situação do índio, com a demarcação de terras e leis mais eficientes com relação ao campo. Por fim, a mídia através de campanhas publicitarias deve mostrar à população que o indígena merece tendo sua cultura respeitada. Com isso, será possível que o índio seja respeitado, afinal todos somos índios de certa forma, tendo nome de cidades e ruas com referências a tribos, é preciso que de uma vez por todas o Brasil seja compartilhado e não separado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!