O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Os pontos de interrogação são aspas que o programa desconfigura

Tema: Moradores de rua
São inúmeras as problemáticas, que para sua solução, ensejam ações, a partir de um amplo debate pela sociedade, entre elas, a questão dos moradores de rua. Nessa perspectiva, a evolução e transformação da humanidade, dos meios de produção, das relações de trabalho e a dependência química constituem-se em fatores relevantes para o aumento dessa calamidade.
Dessa forma, consoante as ideias de Durkheim, ?o fato social é a maneira coletiva de agir e de pensar?. Sendo assim, a economia brasileira, fundamentada na busca do maior lucro, em que não existem preocupações sociais, substitui trabalhadores por máquinas (diminuindo a oferta de empregos) e/ou precariza as relações de trabalho, consequentemente, expõe as camadas mais vulneráveis do corpo social à miserabilidade e a falta de moradia.
De outra forma, segundo Immanuel Kant, "o homem é aquilo que a educação faz dele". Dessa maneira, o consumo de drogas tem levado os indivíduos a situações degradantes, em que, o uso reiterado dessas substâncias ocasiona o conflito familiar e social, bem como, o abandono do lar e, em muitos casos, o dependente opta por habitar às ruas, ficando assim, livre para a utilização dessas substâncias.
Por conseguinte, é preciso que o governo implemente programas de incentivo à indústria e ao comércio, visando o aumento da produção, da geração de empregos e da renda da população, e que também, fortaleçam as ações de tratamento e reinserção social dos dependentes químicos. De outra forma, as escolas, junto às comunidades, devem promover projetos de debate sobre temas que abordem a formação do cidadão participativo e agente social da transformação, bem como, alertem sobre as consequências do uso de drogas. Enfim, a sociedade civil, entre elas, associações comerciais e industriais, sindicatos patronais e de trabalhadores, precisam formar grupos de trabalho, a fim de discutir as relações laborais, em busca da construção da melhoria mútua, objetivando o aumento da produtividade, associado à melhora das condições de trabalho e renda, além de, intervenções com o intento de informar os males relacionados ao uso de drogas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!