O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Pressão, decepção e depressão; esses são os problemas mais enfrentados pelos jovens. Isso tem sido também os maiores causadores do suicídio por pessoas entre 16 e 17 anos. Desse modo, para enfrentar esse problema, é necessário que a família esteja sempre atenta afim de identificar os primeiros sinais.
Nessa perspectivá, a pressão é enfrentada pela grande parte dos jovens, na maioria das vezes causada pela pressão escolar, uma exigência consigo mesma e a não aceitação. Desse modo, os jovens acabam por se acharem uma decepção consigo mesmo e principalmente para a família, levando, assim, a uma depressão que conduz o indivíduo a certo isolamento, problemas emocionais e psicológicos. Porém, tais sintomas não são mostrados na frente de familiares e amigos. Dessa maneira, identificar os primeiros sintomas é fundamental para não levar os jovens a cometer suicídio.
Assim, a família é de extrema importância para identificar os fatores de risco. Prevenir alguns sinas e fatores de risco que são considerados sinais de alerta é crucial para o não desenvolvimento da depressão. Os pais e familiares próximos devem observar mais e escutar o jovem, para facilitar a descoberta de alguns sintomas e procurar ajuda médica. Destarte, conversar, praticar atividades de lazer em conjunto e dar apoio ao jovem é de extrema importância nessas situações.
Isto posto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Considerando um problema de saúde pública, o fenômeno do suicídio é um problema social. Como disse o sociólogo Émile Durkheim, a causa para todos os tipos de suicídio é social. Por conseguinte, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde juntamente com as escolas públicas devem propor palestras ministradas por professores e psicólogos. Assim, se abordará sobre o suicídio entre jovens e como identificar os fatores de riscos. Porém, é fundamental a presença não só de alunos, mas também dos pais e familiares próximos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!