O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: A questão dos refugiados no mundo contemporâneo

Questões políticas e religiosas vêm aumentando o número de guerras e, consequentemente, o número de refugiados. Estes são pessoas que para preservar suas vidas acabam fugindo do seu território, mas em grande parte, ficam em situações precárias e sem o básico para uma vida digna. Por isso, é necessário que o mundo todo dê a devida atenção e que se unam para dar a assistência necessária a esse povo.
Milhares de pessoa enfrentaram nos últimos anos caminhos perigosos e superlotados, ocorrendo muitas mortes no percurso, na tentativa, muitas vezes sem apoio, de chegar a um local seguro. Na história já foram registrados diversos casos em que a população teve que se refugiar, como por exemplo, no Brasil na época da ditadura. Porém, nos casos mais decorrentes ultimamente, vindos da Síria e países vizinhos, as nações mais ricas que teriam condição de abrigar e reestruturar a vida dessa população acaba limitando suas passagens e permanência.
Ao chegarem a territórios desconhecidos, falta preparação por parte dos residentes para que, além de abrigo, os novos habitantes consigam reconstruir suas vidas, não deixando sua identidade e cultura. Pelas leis vigentes hoje, se reconhecido como refugiado, este tem o direito à abrigo, alimentação e assistência médica, mas nada se fala sobre educação e emprego. Como explicava o sociólogo Durkheim, existe o ?fato social? que é exterior a pessoa e tem origem na sociedade, por isso é tão importante trabalhar a população como um todo.
Em um momento em que pessoas são obrigadas a fugir e se reabrigar para proteger suas vidas, é necessário que a atenção e ajuda venha de todos. Como citou Durkheim, ?O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela?, o que evidencia a necessidade da criação de programas para preparar também as pessoas do local que irá receber o refugiado, para acabar com preconceitos. Com isso, caberia a Organização das Nações Unidas (ONU) mostrar a importância e necessidade de todos os países tomarem medidas acolhedoras, capaz de dar aos refugiados todos os direitos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cabe também ao Poder Legislativo criar modos de inserir o refugiado à sociedade, como cotas para trabalho e educação, visando que estes se tornem verdadeiramente cidadãos. Assim, o mundo se tornará mais humanitário e racional.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!