O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Pensar é um ato superficial, veloz e intuitivo, já o de refletir, requer bagagem cultural e conhecimento, esta atitude está em déficit em grande parte da sociedade contemporânea, aquela vigora com maior domínio, haja vista a massa populacional ser em maioria alienada às informações lidas nas redes sociais, sem senso crítico e interesse em buscar veracidade das informações antes de contribuir para uma maior disseminação. Pode-se inferir que o ato de pensar e a desvalorização da reflexão, são as principais causas da forte manipulação do povo, ocasionando em uma maior dispersão de informações faltas.
Há quem diga que a culpa da disseminação de informações falsas é culpa do próprio individuo, mas sabe-se que muitas das vezes a proliferação de falácias provêm do baixo ato de reflexão do mesmo, atitude essa que leva ao questionamento, desenvolvimento do senso crítico e traz sabedoria ao ser. De acordo com Platão, a única maneira de chegar à verdade era através da reflexão, a ideia de utilizar somente os sentidos levava ao mundo ilusório, ou seja, uma inverdade.
Cada vez mais as pessoas tendem a utilizar-se mais do pensamento a reflexão, tendo em vista aquele ser mais prático e ser a primeira ?porta? de uma conclusão de ideias, mas sabe-se que o mesmo não se dispõe de análise profunda e sim superficial, com o respaldo da primeira prática, teríamos uma menor dissipação de ideias falaciosas, tendo como base o princípio de reflexão de Platão.
Tendo em vista os argumentos supracitados, pode-se concluir que as principais causas da manipulação da sociedade, ocasionando em disseminação, é decorrente do baixo grau de bagagem de conhecimento, ou seja, educação. Faz-se necessária para a erradicalização dessa problemática, ação em conjunto do ministério da educação e da cultura, visando levar uma maior bagagem de conhecimento e incentivo cultural desde cedo. Outra proposta, voltada para os adultos, seria a fiscalização feita pela empresa (rede social) para combater a poluição de notícias falsas e promover multa, caso tal fiscalização seja mal executada e atos tomados pela massa para averiguar a fonte, como por exemplo, instrui-los a verificação mais aprimorada e técnica.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!