O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A formação do homem pode se dizer que é fortemente cultural, influenciando quem somos, como agimos e pensamos. Nessa perspectiva, o meio em que vivemos é essencial para o modo em que enxergamos o mundo a nossa volta. Por isso é de extrema importância o acesso a cultura e educação para a formação do cidadão brasileiro, porém, o Estado demonstra falhas nesse aspectos tendo em vista tamanha desigualdade.
Em primeiro lugar, o acesso a educação escolar de qualidade é uma pauta que a sociedade tem em seu cotidiano, não apresentando avanços significativos. Por conseguinte, entre todas as formas de se obter cultura, o ensino é o que mais pode abranger uma visão de mundo sem preconceitos para o acesso a um tipo diferente de conhecimento. Na medida em que o governo falha em dar esse acesso a todos igualmente, percebe-se uma população alienada que como segundo Bauman ?nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar respostas para os problemas que a afligem.?.
A característica dessa forma excludente de governar não vem de agora, esse traço se apresenta até mesmos em nosso Hino Nacional, que apresenta claramente um estilo parnasiano, famoso por se preocupar com a forma e usar palavras eruditas. Nesse contexto, a arte de certa forma é elitizada, mas só é por exigir talvez um conhecimento prévio para entender o que o artista quer passar.
Fica claro, portanto, que ao tirar o direito do cidadão de ter um ensino de qualidade, afeta-se sua visão de mundo e até mesmo sua liberdade. Desse modo, a diversidade deve ser ensinada nas escolas, tendo viagens para museus, teatros e sempre discutindo sobre obras em salas de aula para mostrar o ponto de vista de autores em dado momento histórico. Ademais, o Estado pode trazer incentivos para exposições de obras artísticas e criação de cultura, como a lei Rouanet, e até mesmo promover em páginas de seu domínio, canais no YouTube que tragam conteúdo dessa qualidade . Assim, o questionamento e o livre arbítrio será comum a todos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!