O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

tema: Prevenção dos suicídios e combate à depressão

O suicídio é um fenômeno social quase sempre associado à depressão que ganhou cada vez mais importância desde o surgimento da Sociologia, onde diversos sóciologos interessaram-se em achar uma relção entre o ato de encerrar a própria vida com o estilo de vida moderno. O individualismo cada vez maior nas relações sociais teria sido responsável por isso? Segundo a OMS 75% dos suicídos do mundo ocorre em países de baixa ou média renda, como a renda influi na vontade de uma pessoa viver?
O distanciamento nos laços entre indivíduo e sociedade, é a definição de Anomia Social empregada por Durkheim, uma das causas apontadas pelo sociólogo para o suicídio. Viver em uma sociedade onde se é educado para perseguir os próprios sonhos a todo custo e ter uma vida de sucesso profissional a princípio parece uma coisa boa, mas há longo prazo isso vem se mostrando uma fonte inacabável de frustração e individualismo, que juntamente com crises político - sociais tornam o indivíduo cada vez mais sucetível ao suicídio.
Viver em meio à miséria e sem perspectiva de vida está entre um dos fatores que leva populações de países pobres não só ao suicídio, mas também à dependência química. A marginalização frequente em zonas de baixa renda, o número insuficiente de projetos sociais e a evolução extremamente lenta dos direitos civis, fazem com que os residentes de países emergentes se entreguem ao desespero e à falta de esperança que resullta em uma morte prematura.
Portanto é possível concluir que o suicídio e a depressão ainda que não desejáveis se mostram tanto como fenômenos de caráter social como meramente individuais e inexplicáveis. Sendo formas de prevenção: a real garantia do estado de serviços básicos às populações de países não-desenvolvidos como segurança , saúde, educação, lazer e salários suficientes para necessidades básicas; Além de o máximo de informação possível sobre depressão e suicídio à maior parte da população através de palestras e campanhas públicas sobre os temas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!