O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O idoso no Brasil
Com a ampliação dos serviços de saúde e de saneamento básico, a expectativa de vida no Brasil tem aumentado consideravelmente. Assim, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), nos próximos anos o país deverá ter mais idosos do que crianças. Contudo, a sociedade brasileira não os aceita ou então os desvalorizam no mercado de trabalho e associam a eles uma imagem , criada pela mídia, de fragilidade e invalidez. Logo, é preciso que sejam decretadas ações afirmativas destinadas aos idosos e que a imprensa reveja os estereótipos preconceituosos disseminados acerca deles.
Nos filmes de Star Wars, o ancião Mestre Yoda é o principal membro do Conselho Jedi, no qual é estimado pela sua sabedoria e experiência. Fora da ficção, a valorização dos mais velhos -- principalmente em altos cargos-- está longe de ser uma realidade no Brasil, visto que muitos concursos e vários processos seletivos de grandes empresas limitam a idade dos candidatos, demonstrando, erroneamente, que os idosos não são capazes e não têm espaço no mercado de trabalho. Dessa forma, é crucial que sejam tomadas medidas de inclusão social.
Outro fator existente para a depreciação dessa faixa etária é a existência de conteúdos preconceituosos propagados pelos veículos de comunicação de massa. Dado que a maioria das propagandas de fármacos são destinam aos idosos, associando a eles um caráter negativo de delimitações e doenças, ademais, quando são expressos em comerciais quase sempre estão em estado de ócio, evidenciando uma imagem de inutilidade. Por conseguinte, é vital que a imprensa seja usada de maneira construtiva e não destrutiva para solucionar essa conjuntura.
Portanto, é primordial que o Ministério do Trabalho determine que os concursos públicos e as empresas privadas concedam parte das suas vagas aos idosos, a fim de valorizá-los e incentivá-los a entrar e a permanecer no mercado de trabalho. Segundo a escritora Helen Keller, o resultado mais sublime da educação é a tolerância, de acordo, é imprescindível que a mídia realize programas educacionais, a serem exibidos em horário nobre de televisão, que expressem a estima aos mais velhos e os mostrem no trabalho ou efetuando atividades produtivas, com o intuito de dizimar a ideia de fragilidade a eles associado e para que os idosos sejam bem vistos e aceitos socialmente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!