O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Inocência Desvastada
A inserção de crianças no mundo de trabalho é bastante presente em países com uma desigualdade social tão alarmante como o Brasil. Além de cortar a inocente infância, o trabalho acarreta problemas como a evasão escolar, uma vez que elas abrem mãos dos estudos para trabalhar.
[...] Trabalhais como se brincásseis! [...], com este verso em seu poema " Meninos Carvoeiros", Manuel Bandeira mostra como a inocência infantil vai sendo deixada de lado. Organizações como a Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) desenvolvem projetos como "Empresa Amiga da Criança" que fiscaliza instituições que realizam mobilizações sociais em prol da defesa dos direito das crianças e adolescentes.
Segundo a Constituição Federal é expressamente proibido todo e qualquer tipo de trabalho infantil, sendo permitido apenas na condição de menor aprendiz. Porém mesmo com a lei em vigor o Ministério Público do Trabalho(MPT) recebeu só no ano de 2016 mais de 725 denúncias de exploração infantil. O MPT conta com canais de denúncia, que são eles o "Disque 100" e de forma digital no site do mesmo.
Levando em consideração estes aspectos, no Brasil não existe a falta de medidas de combate e sim do respeito de algumas empresas e pessoas que financiam o trabalho infantil. Logo, a interação entre o Governo, empresas e a sociedade pode trazer a diminuição e a erradicação do mesmo, o governo fazendo a monitoria, as empresas sendo transparentes e os civis na obrigação de denunciar. Assim, quem sabe, nossas crianças gozem de seus direitos de estudar e aproveitar suas atividades lúdicas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!