O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema : A igualdade de gênero em discussão no século XXI
Desde a formação das primeiras sociedades é possível notar a existência da desigualdade seja ela social ou de gênero . Na idade média , por exemplo, a mulher era submissa ao homem. Contextualizando no século XXI, o direito do cidadão mudou, e isso, fez com que as mulheres ganhassem mais espaço na sociedade , mas não o suficiente para que houvesse a igualdade de gênero e pudessem dominar o espaço da mesma maneira dos homens.
Igualdade de gênero não quer dizer que as mulheres têm que ser igual aos homens, mas sim que, seus direitos , suas responsabilidades e suas oportunidades sejam as mesmas . Em meados dos século XXI , a desigualdade de gênero diminuiu , mas não acabou , e por isso, têm-se a necessidade de lutar contra esse problema , como, por exemplo, a Marcha pelas mulheres que tomou conta das avenidas dos Estados Unidos , falando sobre a luta que as mulheres enfrentam por ainda serem vistas como objetos ou inferiores aos homens. Pois , a ideia de "mulher ser o sexo mais frágil" , " que apenas homens podem pilotar avião " ou que " mulheres têm que ser submissa ao homem " ainda existe , e por isso , devem ser combatidas.
Entretanto , mesmo com a intensa luta contra isso, alguns países , como o Brasil , enfrenta grandes diferenças salariais entre homens e mulheres , tendo salário maiores pessoas do sexo masculino , pois são mais privilegiados com cargos superiores, mesmo tendo a mesma formação. Além disso, faz parte da desigualdade de gênero os esteriótipos criados nas escolas , nas universidades e até mesmo no trabalho , como , por exemplo , que a mulher não pode participar da política , ou que , o lugar dela é dentro de casa "como dona de casa exemplar ".
Portanto, se pensarmos como Simone de Beavoir , os padrões de gêneros não são biológicos , mas sociais, logo podem ser redefinidos. A família e a escola que são formadores da educação , devem orientar , com conversas e com palestras em aulas de filosofia e sociologia a importância da inserção da mulher na sociedade tendo os mesmos direitos e deveres do homens e quebrar os esteriótipos que são ditos. Além de os meios midiáticos divulgarem o trabalho das ONG's que lutam contra a desigualdade de gênero , para que, empresas , universidades e todo o restante da sociedade possam ver a importância que cada gênero possui , e mudar essa realidade que assola o Brasil e o mundo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!