O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: sistema de saúde
Em meados do século XX, a base doutrinária estabelecida pelo poeta e dramaturgo Bertold Brecht afirmava que, nada deve parecer natural ou impossível de ser transformado. Sob essa perspectiva, o atual quadro de abandono da saúde pública no Brasil urge por mudança. Tal problemática está vinculada a ausência de políticas públicas efetivas e, também a passividade coerciva da sociedade.
Em uma primeira análise, observa-se a incapacidade do Estado em promover programas de saúde que atendam a população de modo eficiente é intrinsecamente fomentada pela negligência dos governantes que, por não usarem, ignoram as péssimas condições em que o atual sistema se encontra. Nesse sentido, em pesquisa realizada pelo IBGE, 38,8% da população não consegue ser atendida nos hospitais e postos de saúde. Desse modo, torna-se imprescindível a reformulação desse panorama vigente no país.
Ademais, em um segundo plano, a sociedade brasileira desde o Regime Militar é coagida a viver alienada e de forma passiva, uma vez que, naqueles tempos a censura não permitia nenhum tipo de reivindicação de direitos, nem mesmo os mais básicos, como uma saúde de qualidade. Essa relação é possível porque, mesmo após a criação da Constituição de 1988, que assegura a liberdade de expressão, algumas marcas desse período ficaram enraizadas. Tal fato é explicado pela teoria da coercitividade social- do sociólogo Emile Durkheim- ou seja, uma série de padrões pré-estabelecidos socialmente que, quando reproduzidos, coagem o indivíduo a segui-los. Dessa maneira, é importante desestimular a reprodução desses padrões para que os indivíduos enxerguem a necessidade de buscar seus direitos.
Nota-se, pois, a imprescindibilidade de melhorias no sistema de saúde pública. O Governo deve repassar verbas ao Ministério da Saúde para que essa seja utilizada em investimentos de infraestrutura e, também deve controlar, por intermédio de órgãos de fiscalização, o uso desse dinheiro, com o objetivo de evitar o desvio. Além disso, a população deve pressionar o Estado, por meio de manifestações que, busquem reivindicar o direito à saúde pública de qualidade, direto do cidadão assegurado pela constituição. Consequentemente, com o alcance e eficiência dessas ações a mudança prevista por Brecht será efetiva.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!