O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Alternativas para inclusão social dos portadores de necessidades especiais na atualidade brasileira

Desde a sociedade medieval até os povos indígenas, existia uma cultura de exclusão e abandono de crianças que possuíam algum tipo de deficiência. Eram entendidas como um mau sinal, vindo de castigos dos deuses ou forças superiores. Embora haja muitas alternativas para inclusão social de especiais, ainda há muito preconceito acerca dessa minoria.
Em primeiro análise, tem-se o esporte como um ótimo método e inclusão. A comprovação desse fato é a excelente campanha da delegação brasileira nos Jogos Paraolímpicos, em 2012 na capital Londres, onde foram conquistadas mais de 40 medalhas sendo a maioria de ouro. Tais ocorrências dessa maneira trazem como efeito mais investimentos em projetos esportivos para pessoas com necessidades especiais. Isso principalmente depois da aprovação da Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a promover em condições de igualdade as praticas esportivas como forma de integração social.
Além do esporte, a área da educação também é uma forma eficiente de inclusão social. A escola costuma ser um dos mais importantes ambientes de socialização. Algumas universidades estão adotando alguns métodos, como, ensino obrigatório de LIBRAS em qualquer curso de licenciatura. Somando a isso, algumas redes de ensino privada, contratam tutores para auxiliar esses alunos junto com os professores.
Contudo, torna-se claro que o esporte e educação são de extrema importância para inclusão de deficientes no meio social. Destarte, o governo deve investir em projetos gratuitos para tais pessoas, com centros esportivos e culturais, além de melhor acessibilidade urbana para que todos usufruam dos espaços públicos. Ademais, as escolas podem proporcionar cursos para capacitação de professores para que lidem de forma adequada com os debilitados. Por fim, a mídia pode através de propagandas erradicar o preconceito e promover na sociedade uma consciência inclusiva.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!