O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Mídia x Sociedade
Desde tempos remotos, a propaganda sempre foi um meio utilizado com o objetivo de se alcançar a persuasão, a exemplo de Adolf Hitler que a usava para difundir fortemente seus ideais nazistas a uma massa de pessoas e, consequentemente, fundar o que ficou conhecido como o ''Terceiro Reich''. No Brasil, embora ela seja necessária, traz consigo diversas consequências.
Em primeiro lugar, veem-se questões ligadas ao aumento excessivo do consumo. Com a crescente evolução dos meios tecnológicos e uma maior difusão dos mesmos, a propaganda foi se tornando cada vez mais criativa e eficaz, atingindo uma grande massa de pessoas, de forma incisiva. No entanto, esse aumento da influência midiática na vida dos cidadãos, proporcionou um consumo exagerado, nas quais, as pessoas chegam a comprar produtos sem ter uma real necessidade, sendo induzidas, dessa forma, pelas propagandas.
Além disso, notam-se fatos relacionados à alienação. É evidente em nossa sociedade, que a mídia possui um alto poder de persuasão e um grande alcance nas populações. No entanto, isso pode se tornar prejudicial, visto que grande parte da população brasileira é leiga em certos assuntos, o que a torna suscetível a estímulos de grandes empresas, como por exemplo da multinacional Coca-Cola (ramo alimentício), que nas propagandas é tratada de uma forma bastante ''chamativa'', porém na realidade, sabe-se que é um produto que faz mal à saude, elevando os riscos de câncer, aumentando chances de diabetes, entre outros problemas.
Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para solucionar o impasse. O governo, mais especificamente o Ministério da Educação, deve promover em escolas e instituições superiores de ensino, palestras e programas ministrados por profissionais capacitados com o intuito de abordar o tema e promover uma maior conscientização a respeito de consequências possíveis. Ademais, os pais devem sempre regular e alertar os filhos em relação ao excesso da exposição aos meios de comunicação, pois um jovem bem instruído, terá de certa forma um maior senso crítico, o que permite distinguir as influências vindas do meio em que se insere.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!