O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No que se refere às mudanças na evolução do conceito de família é possível afirmar que os efeitos tem contribuído significativamente na vida de muitas pessoas nos últimos anos. Isso se evidencia não apenas nos reflexos do avanço da sociedade, mas também pelas conquistas de direitos previstos em lei.
Segundo Aristóteles, o homem é um ser social. Assim sindo, a unidade social mais antiga do ser humano é a família, a qual. historicamente, antes do homem se organizar em comunidades sedentárias, constituía-se em um grupo de pessoas relacionadas a partir de um ancestral comum ou pelo matrimônio. Hoje, com uma sociedade em constante transformação, ocorre mudanças no funcionamento interno das famílias como, por exemplo, a transição das famílias do campo -que tinham uma prole muito abundante com o objetivo de ajudar no serviço rural- para as famílias urbanas - com poucos filhos por casal ou até mesmo sem filhos.
Além disso, com a constituição de 1988 foi reconhecida a união estável entre os casais, ou seja, não precisa-se do matrimônio para a comprovação da relação. Sendo assim, a família ficou definida como todo agrupamento aonde seus membros se identifiquem como família. Nesse sentido, em 2013 ocorreu outro grande avanço para o conceito de família, pois o Supremo Tribunal Federal(STF) autorizou a união estável para casais homoafetivos e, com isso, segundo o próprio STF, cerca de 30.000 casais já puderam oficializar suas relações.
Desse modo, a existência de diversos núcleos familiares é uma realidade e a intolerância deve ser combatida. Uma solução viável é a criação do projeto " Famílias nas Escolas", pelo Ministério da Educação, no qual, os responsáveis pelos alunos são convidados a participarem, uma vez por mês, de dinâmicas, workshop e palestras em que serão debatidos temas como a tolerância às diferenças e a compreensão plena dos novos modelos familiares, incluindo toda a comunidade nesse ideal de mudança cultural.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!