O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Fora Parmênides
A Constituição Federal garante o direito de ir e vir à população brasileira. Hoje, porém, graças à negligência do governo quanto aos meios de transporte e a influência da mídia na atual sociedade capitalista, é possível notar o quanto esse direito está ameaçado.
Em primeiro lugar, é importante destacar como o detrimento do transporte coletivo contribui com o atual trânsito caótico. Com ônibus e trens mal estruturados, a população enxerga vantagem na utilização de um veículo particular. A priori essa escolha parece plausível, mas acaba gerando engarrafamentos quilométricos, dado que mesmo os grandes centros urbanos não estão preparados para receber esse fluxo desordenado de carros.
Além disso, os meios de comunicação realçam o status que se adquire ao obter um veículo automotor. O filósofo alemão Adorno já falava sobre como a mídia pode influenciar nas atitudes da sociedade. Nesse sentido, o indivíduo observa ai uma forma de ascensão social por meio da compra, gerando cada vez mais automóveis nas ruas.
Fica claro, portanto, que o modo de agir do Poder público e da mídia ameaça os direitos sociais. Para resolver essa situação o governo deve investir em Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), dado que possuem rotas específicas e amenizariam os congestionamentos. Assim como deve melhorar a infraestrutura dos metrôs e dos ônibus, para que possam acomodar com qualidade as pessoas. E por fim, a mídia deve através de campanhas publicitárias conscientizar o uso de veículos particulares e incentivar o uso do transporte coletivo. Talvez assim, deixaremos de aplicar o princípio estático de Parmênides ao trânsito brasileiro.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!