O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A prática esportiva é muito mais do que apenas uma atividade física ou fator de qualidade de vida. O esporte fortalece, cria laços afetivos, ensina a vencer e a perder, além de incluir a diferença entre povos. É uma prática tão importante que dura séculos e transpõem civilizações. Tendo suas origens na Grécia Antiga e sobrevivendo até os dias atuais. E mesmo sem o devido incentivo e valorização, essa prática ainda é uma das principais ferramentas de inclusão social no Brasil.
O esporte é um importante instrumento para disciplinação e melhoria de vida de jovens de baixa renda. Uma vez que praticando essa atividade eles ficam menos sujeitos a criminalidade. Além, disso há o incentivo a educação, ou seja, a regularidade escolar. Com isso, segundo a ONG Segundo Tempo, de 50.000 jovens atendidos em todo o estado do Rio de Janeiro, 99,2% frequentam a escola. Assim, há o incentivo criação de um cidadão consciente, instruído e disciplinalizado. Além disso, vemos o esporte como uma forma de inclusão aos deficientes. Assim, esses que seriam marginalizados, ganham espaço para mostrarem sua superação, trabalharem e combaterem o preconceito.
Porém, trabalhamos como esse citado não são uma política pública efetiva, são iniciativas que partem de ONG's, sem vinculo ou incentivo governamental, o que é inaceitável visto os dados positivos de tais instituições. Além disso, segundo o seite esporte. gov, o governo gasta 10 vezes menos com uma criança praticando esporte do que com um presidiário, mostrando que é muito mais fácil a formação de um cidadão hoje do que a tentativa de recuperação de um meliante no futuro. Além de que, aqueles que seguirem a carreira poderão se sustentar, sendo menos um para o governo alimentar, contando com aqueles de baixa renda e deficientes.
Com isso, é necessário que a mídia exerça seu papel de influenciadora e incentive a prática de esportes através de documentários que mostrem a história de vida dos atletas e propagandas. O Ministério da Educação aliado as Secretarias municipais deve promover o incentivo a tal prática, introduzindo-a nas escolas públicas, tornando-a obrigatória aos estudantes. O Governo Federal poderia fornecer incentivos fiscais para empresas privadas que patrocinarem instituições que promovam a inclusão através do esporte, por que elas por si mesmas não bancar todos os materiais e os profissionais e atender toda a demanda, contanto com todos os jovens carentes e deficientes que merecem uma chance.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!