O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O rápido avanço das tecnologias, ao longo dos anos, ampliou o acesso e a popularidade da internet e criou um cenário em que o ambiente virtual tem enorme importância na vida das pessoas e, nas redes sociais, a exposição pessoal ultrapassa os limites da intimidade.
Essa sociedade conectada permitiu maiores trocas de informações e aproximou pessoas de lugares diferentes do mundo. Entretanto, a possibilidade de colocar na rede informações pessoais, deu espaço para a vaidade e, mais do que isso, passou-se a ter a necessidade de exibir o cotidiano e vangloriar as próprias conquistas em público. A partir do momento em que há essa necessidade, cria-se a ansiedade para suprir expectativas que antes não existiam. Além disso, há a crença de que a vida do outro é melhor, permitindo comparações e ampliando ainda mais a ansiedade social como um todo.
Para além da exposição voluntária, existe, ainda, a exposição não permitida. O maior acesso aos celulares com câmeras fotográficas ajudou a criar casos em que várias pessoas tiveram suas intimidades expostas na internet sem terem dado permissão a isso. Casos extraconjugais, fotos com nudez e diversas situações que, uma vez na internet, estão passíveis do julgamento, da polêmica e até mesmo do xingamento de pessoas que nada estão relacionadas com a situação. Casos como esses motivaram debates sobre os limites da exposição no espaço cibernético e levaram a criação de leis para regulamentar o assunto. Um exemplo é a lei "Carolina Dieckman", cujo nome foi dado pela atriz que sofreu ao ter suas fotos íntimas divulgadas na internet e que defende os direitos das vítimas dessas situações.
Outro tipo de exposição que traz consequências também para a vida fora da internet é a exposição exagerada e fanática de ideias políticas e religiosas. O ambiente virtual parece tornar as pessoas menos empáticas acerca das opiniões alheias, o que leva a delimitação de estereótipos e a criação de inimizades.
Por fim, é preciso entender que a internet trouxe maior capacidade de interação, mas também ampliou as chances de que essas interações acontençam de maneira exagerada. Por isso, deve existir o bom senso sobre o que deve ser publicado e, para aqueles, que não sabem definir esses parâmetros, as leis devem colocar os limites necessários. O que não pode é permitir que se ultrapasse as barreiras da intimidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!