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Tema: A mobilidade Urbana em questão no Brasil.

No Brasil, o uso do transporte rodoviário tornou-se mais evidente na segunda metade do século XX. Nesse cenário, o Plano de Metas, estabelecido por JK, visava a modernização do país, com a construção da capital planejada- Brasília. Entretanto, esse plano ao implantar o rodoviarismo no Brasil trouxe consequências negativas, ocasionando a carência na mobilidade urbana, necessitando de medidas para minimizar o efeitos no trânsito de um país que outrora era sinônimo de ordem e progresso.
Em primeiro plano, assim como afirmou Parmênides não existe movimento. Nesse sentido, em paralelo com a situação brasileira observa-se o excesso de veículos em circulação, os quais são responsáveis pelo aumento dos congestionamentos e consequentemente do tempo de deslocamento. Segundo dados do IPEA, o trajeto casa-trabalho em São Paulo é cerca de 43 minutos. Por isso, na cidade paulista o sistema de rodízios de carros vem sendo utilizado, porém os resultados são insuficientes devido a pouca fiscalização.
Outrossim, de acordo com o pensamento de Durkheim a sociedade é um corpo social e para o bom funcionamento desse é necessário a ação em conjunto. Levando em consideração o que foi supracitado, os indivíduos devem atuar mutuamente no trânsito, diminuindo as possibilidades de brigas, que promovem engarrafamentos na principais avenidas. Dessa forma, a ação em equipe dos motoristas promove o equilíbrio no trânsito e, assim, a melhora na mobilidade urbana e redução do tempo de deslocamento.
O Plano de Metas foi um importante mecanismo para a industrialização brasileira, entretando, foi responsável por consequências negativas no trânsito brasileiro. Logo, assim como na teoria newtoniana um corpo tende ao repouso na falta de uma força atuando sobre ele, portanto, o Estado deve fiscalizar o rodízio de carros, além de implantar, efetivamente, esse sistema em cidades como Salvador, para promoção da mobilidade. Ademais, as Escolas devem conscientizar sobre a importância da paciência e calma no trânsito, através de palestras, para o estabelecimento do corpo social proposto por Durkheim. Por fim, o Governo deve ampliar a construção de ciclovias, e transportes alternativos como metrôs, ônibus de qualidade, assim, haverá melhora no fluxo de carros e o pensamento positivista expresso em nossa bandeira poderá ser confirmado no convívio diário.
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