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"A beleza está nos olhos de quem vê". A metáfora que relativiza o conceito do "belo" se contrapõe à visão de beleza difundida na sociedade contemporânea pela mídia, a qual associa o belo a um corpo magro, definido e sem imperfeições. Essa construção estética de corpo ideal e imperfeito disseminada socialmente é excludente ao padronizar a beleza e não valorizar a grande diversidade corporal e perversa ao incitar o preconceito estético.
As consequências dessa homogenização são diversas e dentre elas estão o transtorno alimentar decorrente de uma dieta rigorosa, a perda do convívio social e dificuldade de manter relacionamentos interpessoais devido ao descontentamento e vergonha corpórea, a baixa autoestima e a insatisfação corporal, a qual, segundo estudos realizados pelo departamento de psicologia da USP (Universidade de São Paulo), é resultado da grande influência midiática.
Ademais, ao não optarem por seguir as regras impostas pela sociedade e pelos veículos midiáticos, os indivíduos que apresentam um distanciamento pequeno ou significativo da imagem do corpo ideal são obrigados a lidar com o preconceito estético, o qual oprime os que não se encaixam nesse padrão, resultando em quadros de isolamento social ou até mesmo depressão.
Nesse sentido, em busca de atenuar os efeitos adversos dessa imposição estética, nota-se que providências precisam ser tomadas para sanar esse impasse. Portanto, às organizações responsáveis pela regulamentação dos anúncios publicitários cabe o dever de regular com rigor propagandas que estimulam à adoção de um padrão estético inatingível e rígido que, possivelmente, resulte em malefícios para os seus adeptos. Além disso, com a finalidade de conscientizar a população sobre as implicações e consequências dessa realidade, às instituições de ensino e ao Ministério da Educação cabe a responsabilidade de criar palestras e reuniões educativas que discutam acerca desse tema.

TEMA: PADRÃO DE BELEZA E SOCIEDADE
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