O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Preservação ambiental no Brasil

Desde o início do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, cultivas-se a ideia de que nossos recursos naturais são infinitos. A enorme quantidade de terras, árvores e frutos avistadas pelos colonizadores permitiam esse pensamento. Atualmente , embora o Brasil faca parte de acordos mundiais como o protocolo de Kyoto que, busca diminuir a emissão de gases de efeito estufa, as medidas discutidas não foram vistas com prioridade. O desmatamento, queimadas, poluição e a falta de fiscalização de empresas que atuam sobre a natureza são erros frequentes, provocando a perda da biodiversidade brasileira. Nesse contexto, convém discutir não só as consequências dessas posturas negligentes como também ressaltar a importância da preservação ambiental.
Dados divulgados pela ONU afirma que, a amazônia perdeu 20% da sua área original. A mesma entidade divulgar a importância da floresta para a manutenção da vida no planeta. De fato, a imensa quantidade de árvores é de vital necessidade para conservação dos humanos e animais, tendo e vista que, as plantas tem a capacidade de absorver o dióxido de carbono da atmosfera, através da fotossíntese, diminuindo os gases de efeito estufa e , consequentemente, o aquecimento global. Além disso, o clima úmido da Amazônia causa a precipitação das chuvas e com ação dos ventos, as nuvens carregadas se locomovem para as demais regiões do pais, abastecendo lençóis freáticos e rios. Por esses motivos e de atual importância a preservação das matas.
Em consonância, um caso em que a conservação do meio ambiente caiu para segundo plano, foi a tragédia em Mariana (MG). Considerada pelo Ministério do meio Ambiente como a maior desastre ambiental do Brasil. O rompimento da barragem da SAMARCO em 05 de novembro de 2015 ,provocou uma onda de 62 milhões de metros cúbicos contendo minério de ferro, terra e argila causando danos irreversíveis ao ambiente, bem como a extinção da fauna e flora ali presente, e as terras e rios ficaram inabitadas para o desenvolvimento de vidas. Infelizmente, o acidente foi provocado por falta de fiscalização do governo e da própia empresa. o lucro e a ganância ficou sobreposto a qualquer medidas preventivas de segurança. Assim medidas são necessárias para solucionar os impasses.
Desse modo, é preciso reverte a ideologia de que a natureza do Brasil oferece recursos infinitos. Para isso, será necessário que o MEC em parceria com o Ministério do Meio Ambiente crie campanhas educativas com as reais consequências que as queimadas e cortes de árvores podem causar ao ambiente , com a intenção de que a sociedade se conscientize evitando a perpetuação desses crimes . Junto a essa iniciativa, promover mais encontros como a rio+ 20, discutindo ideias de como promover maior segurança para a floreta Amazônica e para que seja possível diminuir o número de extração da madeira nessa região . Ademais , o governo precisará desenvolver leis mais rígidas sobre empresas que podem gerar danos ao meio ambiente com fiscalizações dirias com o intuito de prevenir acidentes como o de Mariana. A mídia por sua vez ajudaria se através de anúncios e propagandas exibisse anúncio para todo tecido social Brasileiro, incentivando a plantação de muda de arvores no intuito de estabilizar e deixar o mundo um lugar melhor para ser habitado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!