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O desenvolvimento do indivíduo passa por muitas etapas e ambientes, dentre esses, a escola é um dos mais importantes. Todavia, toda semana são noticiados casos de violência nas escolas brasileiras, pois, inúmeras são as situações em que estudantes violentam seus mestres e colegas, como também destroem o patrimônio escolas, tanto nas instituições públicas como nas privadas.
É relevante abordar que, segundo o sociólogo Émile Durkheim, a escola é uma das principais instituições sociais para a formação ética e moral dos indivíduos. Entretanto, alunos com condutas violentas deturpam o ambiente escolar, visto que agridem seus professores e colegas, uma vez que são motivados pela insatisfação com as notas e pela tentativa de impor uma hierarquia entre os alunos. Por isso, as escolas se tornaram ambientes inseguros para os profissionais lecionarem e para os alunos aprenderem, já que as agressões verbais e físicas comprometem o rendimento das aulas.
É importante ressaltar também que além das agressões verbais e físicas, os agressores buscam atingir seus alvos de outras maneiras, logo, muitos danos aos bens dos professores, como a destruição dos carros, arranhando-os ou furando os pneus; tal como a destruição do patrimônio da escola, por exemplo, de objetos e equipamentos; são cenários cada vez mais frequentes. Outro fator pertinente é que a violência moral, a exemplo de xingamentos e do bullying, tem ultrapassado os muros das escolas, visto que a facilidade promovida pela internet permite que as agressões atinjam o ambiente virtual e ajuda na propagação e incentivo de condutas violentas.
Faz-se necessário, portanto, que as escolas juntamente com as famílias adotem medidas de resolução, como reuniões, para promover o diálogo de alunos e professores que forem personagens das situações de violência, além de incentivar as vítimas, tanto do âmbito escolar como virtual, procurarem as diretorias das escolas para mediar essas condutas. É função das Secretárias de Educação disponibilizar psicólogos nas escolas, com o intuito de abordar a violência sob uma perspectiva psicológica e não apenas social. Cabe ainda aos meios midiáticos em parceria com as ONGs promoverem campanhas com o objetivo de conscientizar sobre as consequências da violência nas escolas, possibilitando superar esse entrave social.
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