O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil

De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do estado garantir a saúde para todos cidadãos. Em sua teoria, o sistema único de saúde brasileiro (SUS), um dos maiores do mundo, é um exemplo para outros países, entretanto, em sua prática esse sistema é recheado de falhas. Um sistema ineficiente, que não tem suporte para atender toda sua população, é apenas um dos indícios de que mudanças são necessárias para sua total eficiência.
Basta ligar o noticiário para ver diversas mortes em hospitais públicos, sejam elas por erros médicos ou em casos em que o paciente nem chegou a ser atendido. Um estudo feito pela Faculdade de Medicina de Minas Gerais (UFMG) e pelo IESS, mostrou que o erro médico mata mais que o câncer no Brasil, o que revela um déficit na educação brasileira. Cenário que não é muito diferente para os hospitais privados, com a atual crise que o país vive, a demanda pelo setor privado diminuiu, o que de imediato o fez receber cortes em sua verba.
Ao longo dos últimos anos, a expectativa de vida brasileira aumentou, consequentemente aumentando o número de idosos dependentes do SUS. Somando-se ao fator de que os hospitais públicos brasileiros já estão em sua lotação máxima, tem-se a resultando de hospitais super lotados, em casos que o paciente chega ao óbito antes mesmo de ser atendido. Levando em consideração que o sistema privado é caro para a maior parte da população brasileira, o direito garantido pela Constituição de 1988 não é entregue em boa qualidade para sua população, e muitas vezes não é entregue para todos.
Diante do conteúdo exposto, é possível compreender que o governo deve destinar maior parte dos impostos já arrecadados para construir mais hospitais, que sejam necessários para suprir a necessidade da população. Assim como o Ministério da Educação deve investir na qualificação de seus médicos, evitando assim o maior número de óbitos possíveis causados por eles, abrindo também um maior número de vagas para que possam ter mais médicos que supram a necessidade. Além disso, o governo deve construir em imediato hospitais destinados às pessoas com mais de 55 anos, para que então não sobrecarregue os outros hospitais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!