O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Segundo Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações políticas, econômicas e sociais é fruto da modernidade líquida, vivida no século XX. A grave questão do suicídio entre jovens brasileiros, as incertezas com relação ao futuro e a pressão social, reflete essa realidade.
Em primeira instância, é válido recordar que a segunda geração do Romantismo ficou conhecida como ?Geração Mal do século?, pois, ao perceber que os romances da literatura eram inatingíveis, muitos jovens interpretavam o suicídio como forma de livrarem-se das desilusões e angústias. Nos dias atuais, essa cena se repete, porém, nas redes sociais, pois, a utopia virtual nem sempre revela as problemáticas cotidianas por trás de uma foto bem editada, por conta disso, muitos dos brasileiros sentem-se inferiores por não conseguirem resolver seus problemas ao encará-los, tornando-se, assim, mais um membro da Geração Mal do século, cometendo suicídio.
Em segunda instância, é notório dizer que o vocalista da banda Linkin Park, Chester Bennington, cometeu suicídio por vários motivos, porém, a causa mais aparente foi por conta de nunca ter superado um trauma de infância quando era abusado sexualmente por seu padrasto, ainda com nove anos de idade. O trágico fato nos faz refletir que, por vezes, o suicida procura diálogo familiar, porém não encontra, assim, é relevante dizer que a família precisa identificar o quanto antes as mudanças de comportamento, para que seus entes queridos não façam parte de cerca de 7% das mortes juvenis anuais, que são por conta do suicídio, segundo a UNICEF.
Dessa forma, portanto, em prol do combate à liquidez citada inicialmente, o Governo, em parceria com o Ministério da Saúde, deve proporcionar projetos de consultas gratuitas com psicólogos e psiquiatras, orientando e preservando a vida dos brasileiros em todo o país. Além disso, a escola deve proporcionar aulas de comportamento socioemocional, a fim de orientar crianças e jovens no trato com problemas cotidianos além das fórmulas matemáticas. Ademais, a família deve acolher os familiares com tendências suicidas, com o fim de orientar e proporcionar um rápido desenvolvimento em tratamentos psíquicos e acompanhamentos médicos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!