O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Juventude e participação política no mundo contemporâneo

É notória a importância dos jovens para o desenvolvimento de um país, como demonstrado nos movimentos sociais que marcaram a história brasileira: a luta contra a ditadura militar e a destituição do presidente Fernando Collor de Mello. Hoje, essa antiga geração é comparada à atual que apesar de possuir o interesse em participar da política, muitas das vezes, não consegue.
Inicialmente é válido ressaltar que os jovens contemporâneos reconhecem a importância de sua participação na política. Mesmo em meio à crise de representatividade em que o país se encontra, decorrente da corrupção , que atinge toda as pessoas, os jovens se organizam para tentar expressar seu descontentamento como evidenciado nas manifestações dos vinte centavos.
Porém, mesmo com mobilizações, somente alguns conseguem, de fato, participarem ativamente da política. Um dos grandes empecilhos da inserção dos jovens nesse ambiente é a ausência de conhecimento aprofundado sobre as relações políticas, econômicas e sociais. Sem esse saber é difícil compreender as propostas políticas e como isso realmente afeta o cotidiano da população. Além disso, boa parte dos políticos não dialogam ou buscam meios de inserir os jovens nesse contexto.
Sendo assim, portanto, é indispensável a ruptura das barreiras que impedem a participação dessa camada da sociedade no ambiente político. Para que isso ocorra é necessário que o Ministério da Educação insira nas disciplinas de ciências sociais do ensino médio conteúdos sobre economia e relações políticas. Além disso é crucial que as redes de televisão abertas em parceria com ONGs discutam, em programas, temas políticos com a participação do público, com enfoque nos jovens, e que os políticos disponham de espaço e tempo para a participação daqueles que são o futuro do país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!