O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

No que se refere aos direitos da terceira idade, é possível afirmar que desde o primeiro processo de Revolução industrial, que teve início na Inglaterra durante o século XVIII, e a ascensão do capitalismo, o mundo vem demasiadamente priorizando produtos e mercado em detrimento de valores humanos essencias. Neste contexto, que muitas vezes se mostra extremamente individualista, não apenas os indivíduos continuam cometendo muitos crimes contra as pessoas idosas, como também a inércia do poder público com relação a esses crimes, vêm se tornando o um problema cada vez maior.
Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico" por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Sob esta perspectiva, o corpo social brasileiro apresenta uma lenta mudança na sua mentalidade e ainda é profundamente violento com sua população de idosos, que só tende a aumentar a cada ano, e que por sua vez, têm todas as prerrogativas garantidas pela Constituição Federal de 1988, no Art. 230; Embora na prática, esse decreto não venha sendo respeitado, haja vista que dados da NUPPESS mostram que 28% dos crimes contra pessoas idosas, são psicológicos e 26% físicos, e também são cometidos por parentes próximos como filhos, netos, esposas e esposos, por exemplo.
Além disso, órgãos públicos como o Ministério público e a Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID) se revelam exacerbadamente passivos e ainda reproduzem os efeitos da incompetência perpetuada pelos nossos governantes, contudo, sendo esses, gestores dos interesses coletivos, continuam tendo papel fundamental no combate a favor das pessoas da terceira idade que possuem seus direitos garantidos, assim como qualquer outra pessoa. Desse modo, é elementar que esses órgãos se comprometam e executem corretamente suas funções, acatando denúncias e defendendo esses indivíduos.
Dessa forma, é indispensável à adoção de medidas para solucionar a questão. De acordo com Platão, para mover o mundo o primeiro passo é mover a si mesmo. Nesse sentido, o Governo deve, por meio da DPID, articular-se em conjunto com a população, assim como o ?corpo biológico? referente ao pensamento de Durkheim; e através de subsídios Estatais, elaborar uma ouvidoria pública online, a fim de receber denúncias anônimas para punir pessoas que cometam qualquer tipo de crime conta os idosos, visto que o Estado e a Sociedade têm o dever de preservar os direitos desses cidadãos, tendo em vista que respeitar esses valores humanos essencias ajuda a transformar o Brasil em um país melhor e mais justo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!