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Durante o governo de Juscelino Kubitschek, o presidente incentivou o modelo desenvolvimentista- com seu plano de metas- no qual um dos seus projetos foi a construção de rodovias, como a BR 101; consequentemente o aumento dos automóveis foram fundamentais. Porém, atualmente, o excesso de veículos nas ruas causam impasses na obtenção de uma mobilidade urbana de qualidade. Nesse sentido, convém analisarmos a problemática.
Primeiramente, a péssima locomoção na sociedade pós-moderna, é o produto do investimento inadequado nos transportes públicos. Segundo a Constituição Federal, uma das garantias básicas do cidadão é o direito de ir e vir. Contudo, os pouquíssimos ônibus circulando em conjectura com o descuido, leva o indivíduo à optar por veículos particulares, já que, a insatisfação faz com que essa seja a única alternativa. Atenuando, então, o trânsito caótico lotado de engarrafamentos quilométricos, porque até mesmo os grandes centros não estão estruturados para suportar o fluxo desordenado de carros, motos e ônibus.
Ademais, o inchaço de veículos nas ruas afeta bastante o meio ambiente. Segundo Max Weber, a tradição é uma mentalidade passada de geração a geração. Nesse sentido, o costume de ter um automóvel- como uma forma de defender-se da péssima qualidade oferecida pelo estado- persiste intrinsicamente, porém, corrobora intensamente nos altos índices de emição do dióxido de carbono- gerado pela queima do combustível- que agrava o efeito estufa, forma precipitação de chuvas ácidas e ilhas de calor.
Infere-se, portanto, que a péssima mobilidade urbana apresenta um problema social para a sociedade. Sendo assim, cabe ao governo realizar reparos e ajustes nos transportes públicos, disponibilizar ônibus suficiente para a população e também intensificar fiscalizações- com radares- em rodovias que possuem a regra de rotações das placas. Outrossim, fundações privadas, como a Fundação Bradesco, promover propagandas midiáticas alertando o quanto um automóvel pode poluir o meio ambiente; se preciso, detalhar o ciclo do carbono para melhor ilustração dos efeitos do CO2. Sob a luz dessas propostas poder-se-á idealizar um sistema de mobilidade eficiente no Brasil.
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