O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Machado de Assis afirmou que não teve filhos para não transmitir ao mundo o legado de nossa miséria. De maneira análoga a nossa realidade, é observada a problemática da violência contra a criança, demonstrando o regresso de uma sociedade que outrora era sinônimo de ordem e progresso.
Em primeiro plano, a violência infantil ocorre com muita frequência no âmbito familiar. Nesse sentido, muitas crianças sofrem abuso, exploração sexual ocasionados, muitas vezes, pelo pai, irmão e, dessa forma, são coibidas ao silêncio -devido ao culto da sociedade patriarcal, continuando a viver essa triste realidade. Esse fato, é retratado no filme Preciosa, no qual uma jovem é abusada sexualmente desde a infância pelo pai. Desta maneira, medidas precisam ser tomadas para mudar essa realidade.
Outrossim, são notória as consequências negativas promovidas pela Revolução Industrial, a qual preconizava a busca pelo lucro, promovendo o trabalho infantil, sendo essa uma violação aos Direitos da Criança e do Adolescente estabelecidos na Constituição. De maneira análoga, na nossa sociedade, muitas crianças são abraçadas pelos subempregos, trabalhos forçados semelhantes a escravidão, de modo a ajudar no complemento da renda familiar, contribuindo para a evasão escolar precoce, demonstrando, portanto, a necessidade de medidas para mudar o cenário atual.
É possível observar a permanência da violência contra a criança na sociedade, e assim como a teoria newtoniana, um indivíduo tende a continuar inerte caso não haja uma força atuando nesse corpo. Portanto, é dever do Estado da fiscalização de empresas, indústrias para diminuir as possibilidades de trabalho infantil, e consequentemente a evasão escolar. Além disso, as Escolas devem fornecer assistência psicóloga as crianças, para que elas tenham o apoio e sintam- se seguras, eliminando a coibição sofrida no ambiente familiar, na maioria das vezes. Logo, a violência infantil diminuirá e a máxima machadiana sobre a falta de virtudes humanas deixará de ser comprovada na humanidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!