O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: ?O papel da polícia no Brasil do século XXI?

O Estado surgiu para preservar a vida e propriedade privada do cidadão. No conceito do teórico John Locke. A segurança através das leis e da polícia são um das maneiras de garantir tais direitos, entretanto, no Brasil, a precariedade no cumprimento destas formas de proteção dos indivíduos, coloca em alerta a sociedade brasileira e aumenta a sensação de insegurança.
Primeiramente, cabe analisar os fatores que levaram a população a acreditarem menos nos órgãos de proteção à sociedade. Nos últimos anos, é crescente o número de policiais associados à facções criminosas e ao recebimento de propina, como nos casos de deixarem passar em barreiras policiais veículos com documentos atrasados e até mesmo repletos de drogas, armas e munições sendo contrabandeadas. Segundo o filósofo Rousseau ?as leis são úteis a quem têm posses e nocivas a quem nada têm?, no país do futebol, ao serem corruptos os agentes estão criando suas próprias leis beneficiando aqueles que entregam dinheiro e passando por cima das quais regem a sociedade, assim, fazem com que os brasileiros vejam que aqueles que deveriam proteger a população e cumprir normas, estão sendo corrompidos.
Apesar dos agentes que fazem parte de esquemas criminosos, há aqueles que não participam e mesmo assim estão sendo mortos. Com o intuito de mostrar o seu poder de armas e amedrontar a população, de forma exacerbada nos últimos anos vem crescendo a quantidade de policiais assassinados por bandidos. Ademais, mesmo sendo uma profissão de grande risco, seus profissionais são mal remunerados e os investimentos do Estado nessa área não são o suficiente.
Fica claro, portanto, que há um impasse a ser resolvido. Escolas por meio de aulas didáticas devem passar para os alunos que muitos agentes estão envolvidos em crimes, mas que isto é errado, além disso, ONG?s através de palestras podem disseminar para a população que ao pagar propina, o indivíduo está contribuindo para a sociedade se tornar mais corrupta. Por sua vez, o governo deve aumentar os recursos destinados a área de segurança e acrescentar um maior número de policiamento nas ruas. Assim, Locke irá se orgulhar de um país em que o Estado preserva a vida e propriedade privada dos cidadãos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!