O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A obra de Jorge Amado, capitães de areia retrata a vida de jovens marginalizados pela sociedade. O livro revela também a corrupção de policiais e os maus tratos sofridos em reformatórios. Apesar de o exemplar ter sido publicado em 1937 ele ainda é atual a qual se diz respeito à criminalidade entre jovens. Diante disso, é evidente que esta problemática persiste por ter raízes ideológicas.
A população brasileira possui enraizado o pensamento de que a punição é o caminho para acabar com a violência. Em 2014, por exemplo, 85% dos cidadãos disseram ser a favor do fim da maior idade penal. Além do mais perante a sociedade frases como ?se são capazes de cometer um crime, serram aptos a sofrerem suas consequências?, ?bandido bom é bandido morto? são frequentes. Mostrando que as pessoas parecem estar ?anestesiadas perante o crime?.
Entretanto de acordo com o Estatuto da criança e do adolescente é dever do Estado, dos pais e da sociedade garantir que os menores tenham saúde, educação, lazer e proteção contra violência. Contudo nos últimos anos o número de jovens aprendidos é superior ao de adultos. O trafico de drogas é o maior responsável pela iniciação desses no mundo do crime, por vender a ilusão de poder e ascensão social. Só em 2015 foram mais de 60 mil indiciados por trafico de substancias ilícito. O documentário Falcão meninos do trafico retrata esta realidade, onde muitos meninos afirmam que se tornaram bandidos por não possuírem outros meios de se reintegrarem na população.
Fica claro, portanto, que as ideologias diante da criminalidade ainda permanecem enraizadas. O Ministério da educação juntamente com ONG?s precisaria promover por meio de palestras e debates a integração de jovens marginalizados na sociedade. Além do mais o uso de psicólogos para compreender as situações vividas por esses meninos. As empresas privadas juntamente com o governo deveria implementar projetos como jovens aprendizes para dar oportunidades de emprego evitando que estes entrem no mundo do crime. Garantindo assim que a obra de Jorge Amado deixe de condizer com a realidade atual.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!