O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Desastres ambientais: Qual o preço do desenvolvimento?

O capitalismo teve seu início no século Xlll, a parti da desestruturação do sistema feudal. Desde então, a relação com o homem e a máquina industrial começa a acontecer e tem reflexo direto com o meio ambiente, o qual passou a se deteriorar devido as condições que o ser humano o colocou.

É certo afirmar que o desenvolvimento do planeta começa a parti daí: a Revolução Industrial apresenta a primeira máquina?movida a vapor? a ciência e a tecnologia sofrem uma grande ampliação no mundo e a indústria petroquímica se monta. Contudo, apesar de serem benéficas, seu má uso afetou a terra de uma forma irreversível. A fauna, a flora e a natureza em geral presencial seus crimes diariamente e a sentença de seus culpados nunca é decretada.

Um dos crimes mais impactantes foi a destruição da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial, que matou pelo menos 150 mil japoneses e deixou o ambiente radioativo até hoje. Existem ainda diversas lembranças que remetem ao derramamento de óleo no mar, como ocorreu em 1989, no Alasca e na costa espanhola em 2016, além do vazamento de gases tóxicos em Bhopal, na Índia, em 1984, considerado o pior acidente químico da história.

No Brasil, um dos piores desastres ambientais se deu em 2015, com o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana-MG o qual provocou a liberação de rejeitos que contaminaram todo o distrito. Além das percas humanas, a fatalidade atingiu os animais e plantas que ali viviam e dependiam do Rio Doce para sobrevivência, comprometendo todo o ecossistema.

Conclui-se, diante dos fatos expostos que para a sobrevivência da terra é necessária uma intervenção em todos esses acontecimentos. Para tal, a gestão deve atuar criando políticas públicas que fiscalizem indústrias e punam aquelas que não cumpram com a legislação, além disso, é necessária a criação de palestras que atinjam todos os cidadãos e os conscientizem a respeito do meio ambiente. A escola, como personificadora da educação, também deve agir, ensinando a preservar o meio em que se vive, garantindo, assim, a longo prazo, o fim do problema evidenciado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!