O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Os desafios da produção artística no Brasil.

A arte como identidade cultural
A arte é um dos principais aspectos formadores da identidade nacional, tendo suas características variadas em função do tempo e do espaço, com capacidade de carregar em si, valores que expressam ideologias, pensamentos e representatividade social. Entretanto, embora a arte carregue grande valor cultural, sua efetiva produção tem encontrado desafios devido a falta de prestígio social dos artistas, incentivo governamental e democratização de sua produção.
A arte permeia épocas e gerações, fazendo de seu registro, a identidade cultural de um país ou de um povo. Sua denominação generalizada abrange desde teatros e músicas, a artes plásticas e danças. Contudo, os artistas têm encontrado grande impasse para realizar seus trabalhos, tal como ocorreu em 1922 com os modernistas. Com isso, a falta desvalorização desse ramo, grande parte devido ao pouco investimento governamental, tem gerado manifestações a favor da cultura, como o "Teatro Sim", realizado por uma série de atores após o corte do orçamento teatral no Rio de Janeiro, em junho desse ano.
Paralelamente a isso, a dificuldade da produção artística pode ser entendida devido a sua elitização, dificultando que setores populares produza e prestigie-a. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10% dos mais ricos do Brasil consomem 40% da massa cultural. Todavia, conforme disse o pensador chinês Confúcio, "A cultura está acima da diferença da condição social", e, portanto, toda classe tem capacidade de contribuir para formar o grande mosaico cultural do Brasil.
Dessa forma, é preciso implementar medidas que visem à valorizar e democratizar a produção artística brasileira. A exemplo, pode-se aumentar as aulas destinadas às artes no ensino fundamental, tanto no setor público, como no privado. No plano governamental, o Ministério da Cultura deve investir no orçamento de artistas já em exercício, assim como em novos, com a realização de peças teatrais, concertos musicais e exposições plásticas, com a entrada a baixo custo, a fim de democratizar sua produção e consumo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!