O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Evasão escolar e a realidade brasileira
Segundo John Locke, uma vida confortável seria conseguida Segundo John Locke, uma vida confortável seria conseguida na medida que os homens transferissem alguns ou todos os seus direitos ao Governo. Dessa forma, é notável relacionar o Estado como responsável direto à problemática tratada, além de outros agentes sociais.
"A educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces", esta frase do filósofo Aristóteles sintetiza perfeitamente a evasão de alunos por falta de perspectiva de um futuro melhor. Apesar das dificuldades diárias - qualidade de vida, deslocamento, cansaço e outros fatores físicos - ainda assim vale a penar educar-se, pois é pela educação que adquire-se virtudes e conhecimento. Não obstante, muitos alunos não pensam a educação como forma de torná-los melhor, dessa forma abandonam a escola para trabalhar - e conseguir ter uma vida financeira rápida. Entretanto, grande parte das crianças não vão à escola ou a abandonam por falta de oportunidades.
Dados do IBGE mostram que pelo menos 1,3 milhões de estudantes, entre 15 e 17 anos, não concluem os seus estudos. Assim, é notável analisar a falta de suporte do Estado. Ausência de transporte escolar, estruturas precárias das escolas e dificuldades financeiras são algumas das causas que fazem estes alunos evadirem dos sistemas de ensino. Em vista disso, fica claro que o Governo resolva essa problemática, trabalhando em conjunto com a iniciativa privada, a mídia e a família, a fim de garantir a permanência e a inserção dos jovens na escola.
O Estado, em conjunto com empresas privadas, deve prover todas as estruturas necessárias para o aluno ir à escola e permanecer nela, tais como: transporte, merenda, material escolar e remuneração financeira - tendo como finalidade ajudar os mais pobres. O governo, mais uma vez, em parceria com a mídia (TV e internet), por sua vez necessita criar propagandas de incentivo aos estudos - mostrando como através da educação é possível ter um bom futuro. Por fim, a família deve prestar todas as necessidades para que seu filho seja educado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!