O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA:O envelhecimento populacional e suas consequências sociais para a população.
A população está cada vez envelhecendo mais, tendo como explicação para tal fato o incentivo a saúde, a melhoria da qualidade de vida e o avanço da medicina. Porém, os altos índices de idosos na sociedade vêm causando alguns problemas, como o aumento de aposentados, elevação dos gastos públicos e diminuição da força de trabalho.
Com a melhoria na qualidade de vida as pessoas estão se cuidando mais, tendo como resultado uma vida mais longa e saudável. O fato de a sociedade viver mais, leva ao aumento do número de aposentados. Um relatório da ONU sobre o crescimento mundial, diz que o número de jovens e idosos no mundo trouxe grandes desafios para governos de países ricos e pobres, ou seja, esse aumento está fazendo com que muitos países não consigam manter e pagar todas as previdências, como, por exemplo, o Brasil, que está reformando sua previdência social para não falir.
Outro fator social agravado com o envelhecimento populacional de uma nação é a diminuição da força de trabalho, visto que atualmente as pessoas estão tendo menos filhos, ou seja, a sociedade está tendo menos jovens para ocupar o lugar dos aposentados, ocasionando assim uma diminuição da força de trabalho, retardando o crescimento econômico do país.
Portanto, faz-se necessário implantar medidas para resolver esse dilema. O governo deve criar ONGs que promovam palestras a fim de conscientizar a juventude sobre a importância da contribuição social. Além disso, o Ministério da Educação deve investir mais nos jovens para que eles se formem e consigam ocupar o cargo daqueles que vão se aposentar, fazendo que os mesmo tenham consciência que a previdência dos idosos depende deles para ser paga, e que a previdência deles também dependerá de uma nova geração.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!