O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Justiça com as próprias mãos no Brasil

Nos filmes o vigilante ?Batman??contribui para a sociedade caçando criminosos e os entregando as autoridades competentes para que a lei seja aplicada, e a justiça feita. Entretanto fora dos cinemas o cenário é diferente; a famigerada expressão ??justiça com as próprias mãos? aparece de forma constante no meio social brasileiro, comumente pautada na ineficácia governamental e marginalização civil, o que faz a balança da justiça se desequilibrar.
Dados divulgados pelo IBGE apontam um aumento de 70% nos casos de violência entre civis nas principais metrópoles Brasileiras, o caracteriza uma situação de calamidade pública nacional. A datar pela política milenar babilônica- olho por olho e dente por dente, a justiça segundo conceitos individuais permanece vigente em nossa civilização. Casos de espancamento, tortura e humilhação destoam por nossos ouvidos frequentemente, tornando-os de maneira erronia algo natural.
Em suma tal problemática advêm da ineficácia estatal em proteger os cidadãos e aplicar a lei, forçando civis a tomarem medidas equivocadas para garantir sua integridade. Porém em tais circunstâncias os direitos humanos são infringidos, o que torna o cidadão que em primeiro momento é a vítima em parte do problema; pois se torna uma variação do que tentava proteger-se.
Segundo immanuel Kant- A sociedade é aquilo que a educação faz dela, em tal âmbito surge o norte para a solução dos conflitos sociais supracitados. O Ministério da educação deve buscar fornecer as escolas e universidades conhecimento sobre os direitos individuais de cada ser humano, fortificando o conceito de que todos somos iguais perante a lei, e que devemos nos submeter somente a ela, para que a uniformidade judicial seja garantida. Outrossim o ministério da justiça e segurança pública deverá aumentar o número de juízes, promotores, policiais, etc. De tal forma a população não necessitará mais em eventuais circunstâncias agir por conta própria, reequilibrando assim a balança da justiça.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!