O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

De acordo com o economista João Bosco da silva a responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. Entretanto, no Brasil, tragédias como a de Mariana comprova que à negligencia em relação a assuntos ligados com a natureza merecem uma maior atenção por parte do governo. Nesse sentido, convém analisar as causas e consequências da sustentabilidade.
Sabemos que o meio ambiente e o crescimento social, não podem ser discutidos de forma dissociada, a responsabilidade da sociedade proposta por Bosco, incentiva um consumo consciente, como por exemplo: quando for ao mercado fazer compras e utilizar bolsas ecológicas. Tal ação visa a diminuição da utilização de sacolas plásticas, derivada do petróleo substância não renovável que dura cerca de 400 anos para se decompor. Essas sacolinhas são leves, e facilmente são levedadas pelo vento para o mar, fazendo parte da cadeia alimentar dos animais, causado a morte destas espécies. Além disso, causam o entupimento da passagem de água, contribuindo para inundações e retenção de mais lixo.
O uso de agrotóxicos são produtos que visam, combater as pragas e eliminar doenças que possam prejudicar as plantações. Esses pesticidas, são aplicados diretamente nas plantas ou no solo, o que causa a redução da fertilidade do solo e contamina o lençol freático poluindo assim as águas que um dia serão usadas ao consumo humano. Outro aspecto a ser abordado, são as doenças que esses venenos vem causado, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o uso destas substâncias no Brasil vem causando riscos à saúde, em especial nas causas do câncer.
Portanto para que possamos enfrentar o desafio da responsabilidade social relacionada a preservação do meio ambiente conforme, defendida por Bosco é necessário que o governo por meio do ministério do meio ambiente, promova leis, com o objetivo de combater o uso de sacolas plásticas e de substâncias tóxicas, que é prejudicial ao ecossistema e aos seres humanos. Além disso, as ONGs podem colaborar, fazendo palestras para os fazendeiros e estudantes, os ensinados formas sustentáveis para o cultivo do alimento.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!