O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema da redação: "Refúgiados: uma questão política, econômica e social"
________________________________________________________________________


Relativo a questão migratória no Brasil, é possível destacar tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado, é o dever ético da nação Brasileira acolher àqueles que foram perseguidos de suas terras; por outro, nosso país carece da infraestrutura adequada para acomodar aos imigrantes de maneira aceitável e digna.
Podemos afirmar que o Brasil tem uma responsabilidade para com as nações vizinhas e com seus habitantes pois é parte de uma comunidade internacional de nações civilizadas. No ano de 2016, obtivemos um aumento de 12% no numero de imigrantes reconhecidos em relação ao ano anterior, o que expõe um posicionamento positivo da nação em relação ao tema.
Contudo, é questionável se nossa sociedade está preparada para receber o crescente número de refugiados em suas cidades. Segundo o Conare, há a necessidade do fortalecimento do sistema de refúgio no Brasil. A má administração por parte do governo, aliado a atual crise econômica e política, contribuem para o despreparo estrutural que assombra àqueles que buscam refúgio em nossa nação.
É necessário que se reverta este cenário de despreparo político e econômico. Para tal, o governo deve fomentar parcerias com instituições parceiras para o melhor gerenciamento desta problemática com o intuito de oferecer aos refugiado e imigrantes uma melhor integração social no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!